Como recuperar e salvar as fotos que estavam no Orkut?

orkut
 

Como vocês já devem saber o Orkut acabou. Desde o dia 30 de Setembro de 2014 que o site está fora do ar. Na época em que o Orkut estava no auge, muitos de nós usávamos a rede social como um álbum online, não é mesmo? Compartilhava no perfil do site todas as nossas fotos. As que desejávamos compartilhar com os amigos deixávamos em álbuns públicos, as que queríamos apenas manter lá mas sem que ninguém visse, colocávamos em álbuns privados. E quem aí nunca deletou as fotos do computador, do cartão de memória ou do celular porque julgava que suas fotos estavam bem guardadas no Orkut?? Nós fizemos isso milhares e milhares de vezes. Quando foi anunciado que o Orkut se encerraria, meu marido começou a me pedir: Amor, vai lá no Orkut e salva nossas fotos!!! – Ele falou isso por 2 meses e eu… Nada!!! Hoje que fui lembrar disso mas aí já era tarde demais! Me deparei com a seguinte mensagem:

 

orkut

Senti até palpitação!!! kkkkk Logo pensei: e agora?? Perdi todas as minhas fotos. Mas resolvi clicar nesse pequeno link da Central de Ajuda que aparece na mensagem. E então, a nova tela que se abriu para mim foi a seguinte:

orkut 1

Foi aí que percebi que nem tudo estava perdido e que ainda era possível recuperar meus álbuns de foto do Orkut. Tudo o que você tem que fazer é acessar sua Conta do Google que está associada ao Orkut (se você não lembra, clique lá embaixo, no link central de recuperação de conta) e acessar o Google Takeout.

orkut 2

Clique no ícone do Orkut e na sequência no botão azul (next/próximo) e a seguinte tela irá aparecer para que você escolha o tipo de arquivo e como você quer receber esse arquivo. Eu aconselho você escolher o arquivo .zip e pedir para que o download seja feito direto no seu Google Drive.

orkut 3

Escolhido o tipo de arquivo e o método de recebimento do arquivo, você clica novamente no botão azul (criar arquivo) e a tela de progresso do download se abrirá e será como essa:

orkut 4

O download pode levar um tempo até começar e mais algum tempo até terminar, vai depender de vário fatores como a quantidade de GB disponível no seu Google Drive, a velocidade da sua internet e até mesmo a quantidade de fotos que você tem armazenada no Orkut.

orkut 5

Download finalizado, clique em Abrir no Drive (Open in Drive) e então você verá o arquivo do Orkut lá com o nome de TakeOut, mas não conseguirá abrir as fotos, já que estão em um arquivo comprimido que é o .zip. Então tudo o que você tem que fazer é clicar na pasta TakeOut e mandar descomprimir usando o aplicativo Zip Extractor. O aplicativo será oferecido a você automaticamente quando tentar abrir suas fotos. Infelizmente não tirei um print no momento em que me foi oferecido o aplicativo e agora não aparece mais. Mas logo que você escolher usar o Zip Extractor, toda sua pasta TakeOut será aberta no programa. Todos os arquivos estarão selecionados para unzip automaticamente, incluindo perfil, depoimentos e mais. No meu caso, não me interessava fazer o download dessas informações. Só queria a foto mesmo. Então eu tirei a seleção da pasta Profile e mantive apenas no Photos e o programa descomprimiu todas as minhas fotos:

orkut 6

E pronto!! Todas suas fotos estão descomprimidas prontas para serem visualizadas. Agora você pode fazer o download dessas fotos diretamente no seu computador, para um HD externo ou para outro álbum de fotos online.

Agora que você já sabe como recuperar suas fotos do Orkut, corre lá para salvá-las e compartilhe esse tutorial com seus amigos, pois eles podem estar precisando de uma ajuda para recuperarem suas fotos também!!!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

Christine

2 Comments

  1.  

    eu gostaria de ver algumas fotos que eu tinha no orkut

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *