Receita: Macarons

Image-1-12
 

DSC_0020

Bom dia virtuosas,

Semana passada fiz uma festinha para minha filha receber as amiguinhas da escola e me aventurei na cozinha. Fiz Macarons para servir para a criançada. Confesso que não é o biscoito mais fácil de se fazer, mas vale a pena, principalmente se levarmos em conta que apenas 6 desses biscoitinhos pode custar R$50,00 em uma confeitaria no shopping de São Paulo. Quer aprender a fazer? Então segue a receita ↓

Primeira coisa que se deve fazer, e acredite, é muito importante (eu não fiz e o resultado foi um pouco desanimador com relação ao tamanho das conchas de Macaron), é desenhar no papel manteiga as bolinhas de molde que deverão ser preenchidas com a massa do biscoito. Use um cortador de biscoitos redondo como molde para desenhar as bolinhas no papel. O tamanho pode ser um pouco maior do que uma moeda de 1 real. Feito isso, é hora de preparar a massa.

Ingredientes:

  • 125 gramas de farinha de amêndoa
  • 150 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 100 gramas de açúcar refinado
  • 3 claras de ovo (110 gramas)
  • 1/2 – 1 colher de chá de corante para alimentos (na cor em que preferir)

Direção:

  1. Bata a farinha de amêndoas no processador ou liquidificador até que fique em pó, adicione o açúcar de confeiteiro e bata até que a mistura fique super fina.
  2. Passe a mistura na peneira para ter certeza de que está super fina.
  3. Bata as claras em neve até que fiquem bem consistentes, e adicione devagar, de pouquinho em pouquinho, o açúcar refinado.
  4. Misture bem até que o merengue fique consistente e brilhante. Adicione o corante.
  5. Use uma colher de plástico ou metal para misturar a mistura de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro ao merengue.
  6. Não se preocupe se o ar sairá do merengue. Isso faz parte do processo para deixar a massa mais mole.
  7. Continue mexendo o merengue até obter a consistência certa do macaron. A consistência deve ser cremosa.
  8. Coloque o papel manteiga sobre uma forma de biscoitos. Coloque a mistura em um saco de confeitar e preencha os moldes do papel manteiga com a massa.
  9. Dê 2 ou 3 batidinhas da forma na mesa para remover ar e bolhas.
  10. Salpique com côco ralado seco.
  11. Quando o merengue estiver bem sequinho, está na hora de assar.
  12. Asse as conchas de macaron no forno pré-aquecido a 190°C por 5 minutos, vire a forma de biscoitos, reduza a temperatura para 150°C e asse por mais de 8 a 11 minutos.                                                       DICA: Você pode checar se eles estão prontos tocando na concha, se elas não moverem do seus “pés”, elas estão prontas.
  13. Espere as conchas de macarons esfriarem em recheie com um anel do recheio que preferir. Monte os macarons e os deixe descansar por 24 horas a 12°C na gaveta de frutas e verduras da geladeira.

Recheio:

Eu optei fazer recheio de ganache de chocolate branco, mas você pode usar o recheio que preferir, contanto que ele fique bem durinho depois de seco.

Ingredientes Ganache Branco:

  • 170 gramas de chocolate branco
  • 1-2 colheres de creme de leite (de preferência o de lata)

Direção:

  1. Derreta o chcolate no micro-ondas até que fique completamente derretido. Se preferir, derreta em banho maria.
  2. Adicione o creme de leite, uma colher de cada vez, e mexa após a adição do creme de leite. Deixe o ganache com uma consistência mais dura do que brigadeiro.
  3. Espere esfriar antes de usá-lo para rechear as conchas de macaron.

Essa receita me rendeu 90 conchas de macaron e 45 macarons montados. A média é de 60 calorias por biscoito, então…vamos com calma em meninas!!! Mas posso garantir que os macarons ficam uma delícia!!!

Espero que tenham gostado dessa receita meninas!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

 

 

 

Christine

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *