Receita: Biscoitos Amanteigados

Image-1-8
 

Boa tarde meninas,

Semana passada comemoramos o Valentine’s Day e como de costume, fiz umas guloseimas para dar para as professoras das escola da Giulia, para as de balé e da escola bíblica também! Ao todo são 6 professoras para presentear a cada comemoração… Por enquanto, porque em setembro o Davi entra na escola também e aí esse número aumenta. Por isso procuro fazer coisas práticas, que não fiquem tão caras mas que sejam bonitos e se for de comer, gostosos. Para o Valentine’s Day escolhi biscoitos amanteigados em formato de coração para presentear as professoras. Alguns recheei com goiabada e outros apenas passei uma linha de chocolate ao leite por cima com o saco de confeitar. Mas então vamos ao que interessa, a receita:

Ingredientes:

  • 2 1/3 copos + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 3/4 copo de manteiga sem sal
  • 1/2 copo + 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:

  1. Em uma vasilha, peneire a farinha, o sal e o fermento em pó juntos. Reserve.
  2. Bata na batedeira em velocidade média a manteiga e o açúcar até que se misturem. Adicione o ovo e o extrato de baunilha e bata bem.
  3. Adicione a mistura de farinha em 2 vezes, raspando a vasilha depois de cada adição. Bata até que a massa fique com uma consistência mais dura, mas cuidado para não bater demais.
  4. Coloque a massa sobre uma superfície untada com farinha e faça uma bola, enrole em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos.
  5. Parta a massa em 2 e abra cada parte sobre um pedaço de papel manteiga usando um rolo de macarrão deixando a massa com pouco mais de 1/2 centímetro de espessura. Coloque cada parte da massa com o papel manteiga sobre uma forma de biscoito e coloque na geladeira por mais 1 hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  7. Corte os biscoitos no formato que quiser usando cortador de biscoitos e coloque-os na forma de biscoitos sem untar e coberta com papel manteiga dando uma distância de 2 centímetros entre cada biscoito. Coloque a forma com biscoitos no freezer por 15 minutos.
  8. Asse os biscoitos até que fiquem levemente dourados, por aproximadamente 10 minutos.
  9. Deixe os biscoitos esfriarem completamente antes de começar a decorar. (É normal que eles estejam macios quando retirados do forno e podem se quebrar ou esfarelar se forem retirados da forma antes de estarem completamente frios).

* Você pode variar o sabor do biscoito trocando o extrato de baunilha por extrato de limão ou de amêndoa, por exemplo.

Para rechear, derreto goiabada cascão no micro-ondas e coloco, com cuidado para não me queimar, dentro de um saco de confeitar. Pego 2 biscoito com o mesmo formato, coloco a goiabada  derretida nas costas de um deles e fecho com o outro, mantendo as costas do biscoito virada para a goiabada. Em 10 minutos a goiabada já voltou a sua textura normal e o biscoito está pronto. Você pode usar outros doces como marmelada e marrom glacê para rechear os biscoitos. Ou ainda usar chocolate derretido, mas nesse caso prefiro fazer uma decoração na superfície do biscoito, já que o chocolate fica líquido demais para rechear. O importante é você usar sua imaginação e produzir biscoitos deliciosos.

Uma receita pode render até 30 biscoitos, dependendo do tamanho do cortador que você escolher.

 biscoito 1

biscoito

biscoito amanteigado

biscoito 2

Essa receita eu tirei do livro The Confetti Cakes, escrito por uma confeiteira americana muito famosa nos Estados Unidos, a Elisa Strauss.

Espero que tenham gostado dessa receita.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

 

Christine

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *