Dicas para tirar a fralda da criança em apenas 3 dias

3 day potty copy
 

Bom dia meninas,

Ano novo, metas novas…e que tal aproveitar o verão para tirar a fralda do seu filho?? Eu ainda vou esperar mais uns 4 meses para começar o processo com o Davi, já que aqui nos Estados Unidos ainda é inverno, e com certeza vou usar a mesma técnica que usei com a Giulia. Fiz esse post contando o processo de libertação da fralda para ajudar mamães que estão com dificuldade para fazer isso. Se você está com problemas para treinar seu filho a usar o banheiro e deixar a fralda fique ligada nessas dicas ↓

Tentei tirar a fralda da minha filha quando ela tinha entre 2 e 3  anos por diversar vezes, mas falhei em todas. Lia todos os artigos que falavam sobre isso na internet e tentava todas as técnicas, mas nada me ajudava. Haviam nesses artigos muitas coisas que eu também não concordava, como por exemplo que seu filho só está pronto para sair da fralda quando ele começa a acordar seco de manhã. Se eu fosse levar esse “sinal” em consideração, meu filho já estava desde os 5 meses pronto para sair das fraldas, quando ele começou a acordar com a fraldinha seca, e isso não faz nenhum sentido. Foi então que conversando com uma amiga que tinha acabado de tirar a fralda do filho dela da mesma idade da minha filha, ela me indicou um livro, 3 Day Potty Training, que dá muitas dicas para esse período de transição da criança e a escritora, Lora Jensen, ensina uma técnica de como tirar a fralda do seu filho em apenas 3 dias. Li o livro todo em apenas 2 dias e apliquei a técnica na minha filha. O resultado foi um sucesso! Depois de várias tentativas, finalmente conseguimos no livrar das fraldas. Separei as dicas mais importantes e a idéia principal da técnica para compartilhar com mamães que estão na fase de tirar a fralda de seus pequenos ou estão com dificuldade, assim como eu estava, para completar o processo.

Algumas regras importantes antes de começar o treinamento:

  • Se você estiver treinando seu filho para tirar as fraldas nesse momento, pare e espere 30 dias antes de começar usando essa técnica dos 3 dias. Isso é importante para que a criança esqueça qualquer trauma ou pressão que ela possa ter sofrido durante esse período de treinamento.
  • Para que essa técnica funcione a criança deve ter mais de 22 meses, andar bem sozinha e saber se comunicar de alguma forma para que ela possa lhe avisar que precisa ir ao banheiro.
  • Se a criança tem o hábito de mamar para dormir, primeiro você terá que trabalhar isso no seu filho. É importante que a criança não beba nada por pelo menos 2 horas antes de dormir.
  • Tenha em casa um estoque com no mínimo 30 calcinhas ou cuecas antes de começar o treinamento.
  • Antes de começar a treinar a criança certifique-se que você tenha em casa adesivos, doces, e outras coisinhas baratinhas que possam ser dadas para a criança como prêmio pelas vezes que foi ao banheiro corretamente durante esses 3 dias.
  • Somente uma pessoa deve ficar responsável pela criança durante esses 3 dias de treinamento, por isso o ideal é que seja no final de semana. Não marque nenhum compromisso para o final de semana que escolher para o treinamento. O recomendável é que você fique com a criança em casa nesses 3 dias.
  • Procure deixar as refeições já prontas e tenha o mínimo de tarefas domésticas possíveis para o final de semana do treinamento. Você vai precisar ficar colado no seu filho durante esses 3 dias.
  • Aconselho que o treinamento seja feito em um peniquinho, pois o vaso sanitário é muito alto e pode dificultar na hora da criança ir ao banheiro.
  • Se você tem mais de 2 filhos para serem treinados, o ideal é que faça de 2 em 2. Mais do que isso o processo pode não dar certo.

Dicas para se ter sucesso durante o treinamento:

  • Dê muito liquido e alimentos ricos em fibra para que a criança sinta vontade de ir ao banheiro várias vezes durante os 3 dias.
  • O penico da criança deve ficar sempre no banheiro. Nunca na sala, cozinha, quarto ou área externa da casa. A criança precisa aprender desde pequena qual o lugar certo de se fazer suas necessidades.
  • Uma vez que você tirou a fralda da criança ela não deve ser colocada novamente nunca mais. Nem mesmo para dormir ou passear. Isso pode confundir a cabeça da criança. Por isso é importante que a criança fique somente em casa durante esses 3 dias.
  • Não grite, brigue ou repreenda seu filho em caso de acidentes. Isso é muito importante pois os acidentes irão acontecer e você terá que ter muita calma e paciência até que a criança esteja completamente treinada.
  • Jamais coloque seu filho sentado por mais de 5 minutos no banheiro. Se ele sentar e não sair nada, deixe-o levantar e ele voltará quando sentir vontade novamente. Essa teoria de que precisa deixar a criança sentada no vaso até o xixi sair os remete ao castigo, o que pode traumatizar a criança nesse processo de transição. Nada de ficar sentado com torneira ligada ou revista na mão até que a criança faça xixi.
  • Portadores de autismo ou síndrome de down também podem ser treinados da mesma forma. Basta que a criança ande perfeitamente sozinha e consiga se comunicar.
  • Não é recomendável que o treinamento comece antes da criança completar 22 meses, pois ela ainda não está completamente pronta para essa mudança em sua vida.
  • Mas se seu filho preenche todos os requisitos para o treinamento dos 3 dias, vá em frente. Não há um sinal que diga se seu filho está pronto para essa etapa ou não. Ele vai aprender o que deve fazer assim que o treinamento começar. Mamães, tenham muita força de vontade e determinação. Não desistam no meio do caminho!

Começando o treinamento dos 3 dias:

  1. No primeiro dia que você escolheu para começar o treinamento dos 3 dias, levante com seu filho, sirva o café-da-manhã normalmente como de costume. Logo após, com a ajuda da criança, jogue todas as fraldas (descartáveis e de pano) que ainda restam em casa no lixo. Isso é mais para ajudar a mamãe à continuar no propósito do que qualquer outra coisa, acredite!
  2. Tire a fralda do seu filho e vista a cueca/calcinha e uma camiseta. Somente isso. Não coloque shorts, calças, saias ou vestidos nas crianças durante esse período de treinamento. Isso vai ajudá-la a perceber quando algum acidente estiver prestes à acontecer.
  3. Vá brincar com seu filho. Passe o dia literalmente grudada nele. Dê preferência por lugares da casa que não tenham carpete e nem tapete, pois assim a limpeza, caso ocorra um acidente, fica bem mais fácil.
  4. Nunca pergunte se seu filho: “quer ir ao banheiro?”. Mostre que você confia nele e somente o lembre à todo momento que se ele precisar ir ao banheiro que lhe diga.
  5. Todas as vezes que seu filho for ao banheiro corretamente o elogie bastante dizendo que ele/ela já é uma mocinha/garotão, que você está muito orgulhosa dele e que merece um prêmio por isso. Dê um adesivo, um doce ou algo que você tenha reservado para dá-lo nesse momento.
  6. Repare na forma como seu filho está agindo. Se o ver abaixadinho, quietinho, é bem possível que esteja fazendo xixi. Não importa se ele já começou a urinar na roupa. O pegue no colo imediatamente e o leve para o banheiro. Se ele conseguir fazer nem que seja uma gotinha de xixi no peniquinho faça festa e dê um prêmio. Isso vai incentivá-lo a correr para o banheiro na próxima vez. Siga esse processo sempre que o pegar fazendo xixi. Quando não der tempo de levá-lo ao banheiro e ele fizer todo o xixi na roupa, não brigue nem repreenda. Converse com ele explicando que não tem problema ele ter feito na roupa, mas que ele tente ir ao banheiro na próxima vez. Troque sua cueca/calcinha e comece tudo de novo.
  7. Antes do cochilo da tarde é essencial que a criança faça xixi para que não ocorra nenhum acidente durante o sono.
  8. Na hora de dormir, leve a criança para fazer xixi e escovar os dentes, troque sua roupa, leia um livro e volte ao banheiro para que a criança faça mais um xixi antes de se deitar definitivamente. Acorde-o uma vez durante a madrugada e leve-o ao banheiro. Ao amanhecer, acorde-o 1 hora antes do que o horário que ele costuma acordar, para levá-lo ao banheiro. Dessa forma você evitará que a criança faça xixi na cama.
  9. Repita o processo pelos 3 dias de treinamento. Lembre-se de sempre deixá-lo apenas de calcinha/cueca e camiseta, sem a parte de baixo da roupa. Tente não precisar sair de casa durante esses 3 dias e sempre que o pegar fazendo xixi o pegue no colo e corra para que ele termine o xixi no banheiro.

3 dias depois…

Pode ser que seu filho esteja completamente treinado antes mesmo dos 3 dias acabarem, mas também pode ser que dure um pouquinho mais, isso pode variar de criança para criança. Mas não desista em nenhum momento. Após ter tirado a fralda, que seja definitivo.

O cocô é um pouco mais difícil para as crianças conseguirem fazer no banheiro. Talvez demore um pouco mais de 3 dias e se a criança insistir em fazer na roupa tente ser um pouco mais duro com ele. Não brigue, apenas o alerte de que o cocô também tem que ser feito no banheiro.

Continue dando lembretes para que a criança te avise quando precisar ir ao banheiro, mas nunca perguntando se ela está com vontade, apenas lembretes…nada de perguntas.

Lembre-se de não forçá-la a ficar sentada no vaso até fazer xixi ou cocô. Você não quer que a criança pense que sair da fralda é um castigo.

Pode ser que ainda ocorrão alguns acidentes, e assim como no início, não brigue, apenas explique a situação e que ele deve ir ao banheiro.

Esse método, cumprido à risca, não falha.

Se você estiver interessada em ler o livro todo, ele pode ser comprado no site 3 Day Potty Training. Lembrando que esse é um livro americano, portanto escrito em inglês. O livro é digital e logo após a compra você recebe o link para acessá-lo no seu e-mail. O valor do livro é de US$ 24.00. As pessoas que adquirem esse livro também recebem um código que dá acesso a outras áreas do site como o direito de falar e tirar dúvidas com a escritora, imprimir algumas planilhas que ajudam a controlar as idas da criança no banheiro, algumas informações adicionais e etc.

Espero que vocês tenham gostado dessa dica!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

Christine

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *