Planejamento de Festa Infantil

party-clip-art-10
 

Boa tarde virtuosas,

Preparei um post super especial para as mamães festeiras, que gostam de celebrar o aniversários dos filhos mas sempre ficam perdidas na hora de planejar a festa. Como já tenho uma certa experiência com festas de criança, primeiro porque já fiz as dos meus filhos, e segundo porque, como já disse antes, fazia bolos decorados para festas e os bolos infantis eram os mais pedidos. Eu percebia que a maioria das mães se perdiam um pouco na hora do planejamento, principalmente na quantidade dos alimentos, tamanho de bolo, na relação espaço x número de convidados… Enfim… Acabei fazendo muitas pesquisas com relação à esse assunto para que eu pudesse ajudar as minhas clientes, e baseada na minha experiência com festas é que desenvolvi esse pequeno planejamento para festas infantis. Lembrando que o procedimento do planejamento e o cálculo da comida por pessoa pode ser usado para qualquer tipo de festa, apenas intitulei como festa infantil pelo fato de serem as mais procuradas, ok?? Espero que gostem e que o procedimento abaixo possa ser útil para vocês ↓

1 – Planejamento financeiro. A primeira coisa que você deve fazer quando estiver planejando uma festa para seu filho é traçar o valor que pretende gastar com a festa toda. Isso vai fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de festa que pretende fazer.

2 – Faça a lista de convidados. Sente-se com seu filho e coloquem no papel todos os amiguinhos que ele gostaria que estivesse presente na comemoração do seu aniversário. Faça as contas de quantos adultos e quantas crianças você tem na lista e não esqueça de somar ao total de pessoas você, seu marido, seus filhos, incluindo o aniversariante.

3 – Defina a data e o horário da festa. As festas de finais de semana geralmente tem um maior número de pessoas, enquanto que durante semana muitas pessoas não poderão comparecer por motivos de trabalho ou escola.

4 – Defina o local da festa. Se você pretende fazer a festa da criança em um buffet infantil, é melhor que a reserva seja com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o buffet, visite vários até que encontre um que seja do seu gosto e que tenha capacidade para o seu número de convidados. Leve em conta também a localização do buffet, dê preferência para lugares de fácil acesso e mais próximos da região onde predominam os convidados.

Mas se o local escolhido for a sua casa, a data e o horário para a festa ficam mais flexíveis. Neste caso você precisa decidir se contratará o serviço de uma empresa de decoração ou se você mesmo a fará. Se for contratar é bom que a data seja reservada com pelo menos 3 meses de antecedência. Se você mesma for fazer a decoração da festa é importante que tenha uma pessoa da sua confiança te ajudando, pois são muitos detalhes para serem lembrados. Você também precisa analisar a área onde será realizada a festa. Se você pretende fazer na parte externa da casa e ela não for coberta, é interessante alugar tendas para o caso de chover no momento da festa. Mesas e cadeiras para os convidados também podem ser alugados.

5 – Escolha o tema da festa. Essa é a hora de sentar com seu filho para escolherem o tema da festa de acordo com a idade que a criança estará fazendo. Opção de temas não faltarão.

6 – O que servir? O tipo de alimento a ser servido na festa depende do horário escolhido para que a mesma comece. Se for uma festa no horário de almoço ou jantar você deve escolher pratos quentes e frios para serem servidos como saladas, tipos de carnes, acompanhamentos e etc.

Se a festa for na parte da tarde o ideal é que sejam servidos salgadinhos, petiscos, cachorro-quente, pipoca e outras guloseimas.

Se a festa for ser feita em um buffet infantil, basta que você escolha no cardápio do buffet o que quer que seja servido e o resto fica por conta deles.

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos devem ser bonitos e criativos. Procure fazer o bolo com as características do tema da festa. Você também pode encontrar quem faça docinhos decorados com o tema escolhido.

7 – Entretenimento. O tipo de animação e entretenimento da festa pode variar de acordo com a idade do aniversariante e da maioria dos convidados.

Você pode contratar os serviços de um mágico, palhaço, o personagem principal do tema da festa, ou então colocar pula-pula inflável, piscina de bolinhas, cama elástica, karaokê, alguém que faça pintura de rosto!

É importante que haja algum tipo de entretenimento para as crianças e talvez até mesmo para os adultos.

Deixe o som ligado com uma boa variedade de tipos musicais e em volume não muito alto, assim os convidados podem curtir o som e conversarem ao mesmo tempo.

8 – Roteiro da festa. Tenha em mãos um roteiro para que sua festa não saia do controle.

Organize-se da seguinte forma: Uma festa dura em média entre 4 e 5 horas. Quando a maioria dos convidados já estiverem presentes (muitos não chegam no horário marcado) libere os brinquedos como piscina de bolinhas e os infláveis para as crianças brincarem. Enquanto isso sirva a entrada ou os salgadinhos.

Na sequência chame a apresentação de um palhaço ou personagem. Logo após sirva o almoço/jantar ou continue com os salgadinhos.

E por fim o parabéns. Entregue saquinhos surpresas e lambrancinhas da festa e faça os agradecimentos finais.

Quantidade dos alimentos:

Se você for fazer almoço/ jantar calcule por pessoa:

  • 250 gramas de entrada (salada)
  • 250 gramas de carne (peixe, frango, porco)
  • 150 gramas de acompanhamento (arroz, purês, polenta)
  • 200 gramas de sobremesa
  • 600 ml de bebida (refrigerante, suco, água)
  • 5 docinhos
  • 1 fatia de bolo

Se a festa for na parte da tarde e você optar por servir salgadinhos calcule por pessoa:

  • 10 salgados (adulto)
  • 6 salgados (criança)
  • 600 ml de bebidas (refrigerante, suco, água)
  • 5 docinhos
  • 1 fatia de bolo

Quantidade de opções de salgado: 4 a 6

Quantidade de opções de doces: 3 a 4

Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes ou sucos e água)

Espero que tenham gostado desse post!! Por favor dá um “curtir” pra mim e compartilhe com seus amigos.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

Christine

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *