Dicas para ser uma mãe mais divertida

Mae
 

MaeVocê, às vezes, não se sente uma verdadeira general dentro de casa. Filho faz isso, filha faz aquilo, crianças não não não façam nada!! Às vezes me sinto uma chata por não deixar meus filhos fazerem nada de “errado”. E um dia, pensando sobre esse meu comportamento com as crianças fui procurar algo que falasse sobre mães divertidas, e li algo muito interessante que, somado à minha experiência, consegui chegar à conclusão de como ser uma mãe mais divertida.

Normalmente, os papais é que levam a fama de divertidos por não se importarem muito com horários e tarefas. Com eles está tudo bem comer um doce antes do jantar, sair de casa descalço para brincar ou tomar gelado mesmo estando gripado.

Eu sei que para as crianças, poderem fazer esse tipo de coisa é muito divertido, e para mim isso também parece ser bem legal. Mas prefiro ser prática e seguir horários como o almoço servido ao meio-dia e meio, o lanche da tarde entre 3 e 4 horas, o banho antes do jantar, os doces depois das refeições… Enfim, seguir uma rotina de horários todos os dias. E isso não aparenta ser muito divertido, realmente. Foi por isso que resolvi tentar mudar para ser uma mãe mais “descolada” e menos chata.

Como ser uma mãe divertida? Aqui vão algumas dicas de coisas que podemos fazer:

Regra número 1 para ser uma mãe mais divertida – Passe mais tempo com as crianças. Isso fará com que você seja a mãe mais divertida do mundo.

E aí…

Abaixe a guarda – RELAXA!

Pare de se preocupar se você está agindo como uma idiota, falando como uma boba, ou sendo perfeita. Eles são nossos filhos e não nos julgam dessa forma, eles só querem que a gente os ame e passe mais tempo ao lado deles. Viver a vida controlada, não é realmente viver a vida!

Use suas qualidade – SEJA VOCE!

Use seus talentos e habilidades para se divertir com seus filhos. Você pode, por exemplo, fazer um bom aviãozinho de dobradura, ou apostar uma corrida nos carrinhos de supermercado, ou qualquer outra coisa que possa parecer bobo, mas que com certeza eles irão amar. Minha filha ama quando sento para desenhar e pintar com ela. Às vezes eu desenho e ela pinta, outras vezes nós duas compramos um livro para pintar juntas. Os meus dois filhos também se divertem muito quando os levo para pular na cama elástica e pulo junto com eles. E para falar a verdade, eu também me divirto muito!!! Tem momentos que chego a olhar ao redor pra ver se tem alguém observando de tanto que me divirto com eles. Me sinto uma criança novamente. E nessas horas eles realmente me acham uma mãe muito divertida!

Você não tem que fazer o que as outra mães estão fazendo com seus filhos. Nós não devemos ser aquilo que não somos. Quais são os seus talentos? O que você gosta ou gastava de fazer? O que você faz realmente bem?? Use suas habilidades à seu favor!

Não se sinta culpada se existe algo que seus filhos gostariam que você fizesse mas que você não se sente confortável em fazer. Por exemplo, se você não gosta de mudar sua voz para imitar a voz de uma boneca durante uma brincadeira com sua filha, simplesmente não faça. Use a sua voz mesmo e tenho certeza que a brincadeira será divertida da mesma forma.

Use seus talentos, mesmo que isso pareça bobo e patético.

Seja Espontânea – QUEBRE AS REGRAS

Faça alguma coisa fora da rotina. Dê doces depois de escovarem os dentes, deixe-os assistir um filme até mais tarde, faça um passeio surpresa e fora de hora até o parque, deixe-os comer a sobremesa antes do jantar, deixe-os pular no sofá. Diga sim quando você normalmente diria não. Tudo bem fazer isso de vez em quando. Confesso que essa é a parte mais difícil pra mim. Tem dias que consigo, mas na maioria das vezes o “não” sai da minha boca quando eu menos espero. 🙂

O que você pode fazer de inesperado hoje?

Acompanhe

Assista o que seus filhos estão fazendo e os acompanhe. Brinque de casinha, pintar, balançar, de pega-pega ao redor da casa. Siga o exemplo deles, e não só as crianças te acharão divertida, como você realmente se divertirá. Se eles estiverem agindo de forma engraçada, aja da mesma forma. Às vezes nós nos preocupamos sobre o que vamos fazer com nossos filhos. Mas não se preocupe, eles se encarregam desse assunto por nós.

Às vezes as crianças inventam algumas brincadeiras que para nós não faz o menor sentido, mas eles se divertem muito com brincadeirinhas bobas. Quando você os ver tendo um desses momentos de brincadeira sem sentido, aproveite para entrar no meio e dar boas risadas. As crianças vão se divertir ainda mais e sem dúvida te acharão a rainha das mães divertidas.

Ligue o som – DANCE

Quer ser ainda mais divertida? Mova-se, dance, chacoalhe, requebre. Diferente dos nossos amigos do colegial, crianças não nos julgam pela forma que dançamos. Eles nem se importam.

Tenha uma meta nessa jornada materna de dançar todos os dias com pelo menos um dos seus filhos. Não importa a idade. Simplesmente dance com eles. Ligue o som e dancem juntos na sala, no quarto, na frente do espelho. Será uma experiência inigualável para você e para as crianças, com certeza.

Quando foi a última vez que você dançou com seus filhos?

Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo

Se você quer ser uma mãe mais divertida ainda pare de querer fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. As crianças ficam frustradas quando fazemos o jantar, checamos o Facebook ou passamos roupa enquanto estamos tendo nosso tempo com eles. De repente, parece que nossos filhos estão nos impedindo de fazer o que estamos tentando fazer e nós não aproveitamos nosso tempo juntos. Isso não é divertido. Uma coisa de cada vez.

Diga “sim”

Como mães nós dizemos a palavra “não” muitas e muitas vezes. Isso não nos torna divertidas. O “não” é necessário, mas devemos tentar dizer “sim” o máximo que pudermos. Como já disse, essa é a parte mais difícil para mim! “Mamãe, posso comer outro bombom?” Eu quero dizer não. Ela não precisa disso, ela já comeu um, não é necessário comer outro. MAS…vai realmente fazer mal se ela comer 2 bombons de vez em quando? Tenho certeza que não.

Para o que você pode dizer “sim” hoje?

Dê risada

Rir é o melhor remédio. Você quer que seus filhos achem você realmente divertida? Ria com eles. Você tem dificuldade para rir? Coloque um sorriso no rosto para começar. Você vai se divertir mais se estiver sorrindo, e depois você dará boas risadas.

Muitas vezes eu tenho o pensamento “Como posso me divertir com as crianças com tantas coisas que deveriam estar sendo feitas e não estão?” Nada poderia estar mais longe da verdade. Quanto mais eu me divirto com meu filhos, mas as coisas são feitas, me sinto melhor e eles também, com certeza. E…Meus filhos ficam mais propensos a me ajudarem voluntariamente, o que evita muitas discussões por aqui.

Agora, vamos todas ser mães divertidas!!!

Você é uma mãe divertida? O que você faz? Qual é seu talento secreto??

Espero que tenham gostado dessa dicas mamães.. E se você gostou desse post dá um “curtir” e compartilhe com seus amigos 🙂

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

Christine

One Comment

  1.  

    Muito legal esse post!!! A coisa que mais faço e dançar com meus filhos, eles adoram!!! Adoram tb qdo faço caretas inesperadas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *