Dicas para Diminuir os Efeitos do Tempo Seco

temposeco
 

Com o tempo seco que anda fazendo ultimamente, muitas crianças tem apresentado alguns sintomas de bronquite, alergias e asma por aí. O principal sintoma das maioria dos problemas respiratórios é a tosse, e é também sem dúvida uma das que mais incomodam não é mesmo? Eu sofro com esse problema aqui em casa, pois sempre que o verão está acabando e o outono vem chegando, a asma da Giulia ataca e ela começa a ter muitas crises de tosse seca e algumas vezes sente até falta de ar. Por isso, além da bomba de asma que ela precisa usar nessa época,  ainda precisei aprender muitas receitas para cessar a tosse e deixar o quarto um pouco mais úmido. Algumas funcionam muito bem, outras nem tanto, e por isso resolvi fazer esse post com as dicas que julgo mais úteis e funcionais para ajudar a cessar a tosse e deixar o ambiente de casa mais confortável para as crianças que sofrem de algum tipo de doença respiratória.

Para umidificar o ambiente:

Umidificador: Aparelho usado para umidificar determinado ambiente. Ele costuma ser elétrico e precisa apenas de água para funcionar. Atualmente existem diversos modelos desse aparelho, nos mais modernos podemos controlar a porcentagem de umidade que desejamos no ambiente e a temperatura da água. Recomendo esse aparelho para o quarto em que a criança está dormindo, pois a umidade a ajudará a respirar bem melhor.

Toalha molhada: Uma outra opção para tornar a sensação do ar um pouco mais úmida, é estender uma toalha de banho molhada na cabeceira da cama da criança. Molhe a toalha com água fria e torça bem para que a toalha não tenha excesso de água quando for estendida. A toalha não deve estar pingando, ela deve estar apenas molhada. Você notará uma grande diferença no quarto.

Bacia com água: Há ainda uma terceira opção para umidificar o ar no quarto da criança e que é muito simples. Basta colocar uma bacia com água ao lado da cama em que a criança dorme. Só isso já poderá melhorar e muito a respiração do seu filho.

Para melhorar a tosse:

Leite morno com mel ou açúcar: Essa é a primeira coisa que faço quando a Giulia começa a tossir de madrugada. Corro esquentar um pouco de leite no micro-ondas mesmo, coloco uma colherinha de mel, misturo bem e ela toma. Essa receita simples acalma a tosse dela quase que instantaneamente.

Xarope de cenoura: Essa receita foi minha mãe que me ensinou e ela usava comigo quando era criança e tinha tosse. E assim como funcionou para mim, funciona muito bem com meus filhos. Você precisa para fazer esse xarope de 1 cenoura, açúcar e um pote de vidro com tampa. Descasque e corte a cenoura em rodelas, coloque no pote e cubra com açúcar. Coloque açúcar até que a cenoura esteja toda coberta. Tampe o pote e espero ao menos 2 horas. O açúcar fará com que a cenoura solte uma água, e é essa água que deve ser dada à criança. Você pode dar sempre que achar necessário e procure usar sempre xarope fresco, ou seja, por no máximo dois dias. Depois disso, jogue o velho fora e faça um novo. O xarope deve ser conservado em temperatura ambiente.

Vicky Vaporub: O velho Vicky pode ser muito útil na hora de cessar a tosse e ajudar a respirar melhor. Gosto de passar o gel no pé e colocar uma meia. Não costumo passar no peito ou nas costas da Giulia porque acho o cheiro muito forte e tenho medo que ela se afogue por causa do cheiro. Coisas de vó!!!

Mel com limão: O famoso mel com limão também apresenta bons resultados na hora de ajudar a cessar a tosse. A criança fica com uma respiração mais calma o que a faz tossir bem menos.

Óleo de eucalipto: Na hora do banho, pingue duas gotinhas do óleo de eucalipto próximo ao ralo. A água deve estar bem morninha para que o óleo evapore. O vapor com o óleo abrirá os pulmões da criança e desentupirá as narinas, fazendo com que ela respire bem melhor e não tussa tanto.

Laranja com cravo: Finque cravos em uma laranja inteira, por toda a sua superfície, e coloque no quarto da criança. O cheirinho do cravo irá acalmar a tosse e proporcionará uma noite mais agradável para a criança.

Chá de guaco: O chá de guaco também funciona, mas infelizmente tenho dificuldade de encontrá-lo por aqui e nunca lembro de pedir para meus pais trazerem do Brasil. Para fazer o chá de guaco você vai precisar de 8 folhas de guaco, 1 colher (sopa) de mel e 500 ml de água. Adicione as folhas de guaco em um recipiente com a água fervente, tampe e deixe o chá descansar por aproximadamente 15 minutos. Após o tempo estabelecido o chá deve ser coado e então a colher de mel deve ser adicionada. A criança deve tomar de 3 a 4 colheres de sopa do chá de guaco diariamente.

* Lembrando que nenhuma dessas dicas ou receitas substituem a visita ao médico. Receitas caseiras não substituem remédios e tratamentos com um profissional. Por isso, se seu filho estiver apresentando qualquer sintoma de doenças respiratórias procure o pediatra imediatamente. Essas dicas são apenas para ajudar a amenizar os sintomas que o tempo seco causa e devem ser usadas juntamente com o tratamento da doença acompanhada por um especialista.

Espero que alguma dessas dicas tenha sido útil para alguém.

Se você souber mais alguma receita, deixe aqui nos comentários por favor!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Xoxo 😉

Christine Bueno

Christine

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *