Organização: Arrume seu guarda-roupa

closets
 

Bom dia meninas,

Estava lendo a revista InStyle do mês de setembro e vi uma matéria muito interessante escrita por Hannah Morrill, onde ela ensina o passo-a-passo para se ter um guarda-roupa perfeitamente organizado e achei muito útil e interessante. Fiz uma tradução dessa matéria para compartilhar com vocês e espero que vocês gostem.

closets

CONQUISTE SEU CLOSET

O ponto é: um guarda-roupa mais limpo e organizado vai tornar sua vida mais fácil e você muito mais feliz com certeza. Então separe algumas horas , siga o programa simples de organização de guarda-roupa e transforme a hora de se vestir de um momento frustrante em puro prazer.

1 – Faça uma Edição

* Antes de começar separe o que você irá precisar

  • Tempo. Entre duas a quatro horas. Se você estiver com pressa, acabará frustrada e deixará a arrumação pela metade.
  • Quarto limpo. Arrume a cama, tire a roupa suja e comece com o quarto limpo.
  • Um espelho de corpo inteiro.
  • Sacos de lixo. Os mais reforçados são melhores para transportar as roupas que vão para o lixo ou para doação.
  • Organize os suprimentos. Tente combinar os cabides e caixas de armazenamento (dê preferência para as caixas que podem ser colocadas em baixo da cama como essa que achei pro 65 reais + frete)

Precisa de ajuda?

Se você acha que é muito trabalho para encarar sozinha, você pode contratar os serviços de uma profissional em organização de closets. Elas cobram, em média, entre 60 e 70 reais a hora.

Passo 1. Armazene as coisas mais fáceis. Coloque as peças com valor sentimental (como seu vestido de casemento, por examplo) e roupas para ocasiões especiais em caixas plásticas ou caixas sem ácido revestida com papel de seda sem ácido. Antes de guarder no seu guarda-roupa ou embaixo da cama, confira se todos os itens estão limpos e em boas condições.

Passo 2. Tire o resto. Coloque todas as coisas do seu guarda-roupa e gavetas para fora, e organize as coisas por grupos – calças, saias, bermudas e etc. Sim, ficará parecendo que seu quarto está sendo demolido, mas você também será capaz de ver as coisas com o que está trabalhando.

Passo 3. Separe as peças para decidir o que fica. Divida suas roupas em duas categorias: 1) itens usados regularmente e 2) roupas de uso único como um jeans rasgado ou uma camiseta velha que você usa para pintar. Você precisa de apenas uma (ênfase na palavra uma) opção para esse tipo de ocasião; separe de acordo com a ordem aqui descrita.

Passo 4. Ponha no lixo. Não adianta manter no guarda-roupa qualquer coisa manchada, descascando, esticado ou rasgado que não tem reparo – e você também não irá dar esse tipo de roupa para ninguém, não é mesmo? Descarte camisetas amareladas nas axilas e meias desfiadas, por exemplo.

2 – Organize e Guarde

Passo 1. Prepare seu espaço. Tire tudo o que posse ser guardado em algum outro lugar (como malas e papel de presente, por exemplo). Se você precisar de mais espaço para cabides, considere instalar uma haste a mais no closet ou guarda-roupa. Se você gosta da idéia de preparar suas roupas com antecedência, coloque uma haste fora do seu guarda-roupa.

Passo 2. Organize as roupas. Agrupe as roupas em categories (calças, blusas, vestidos…) e sub-categorias (manga comprida, minis, sem manga…).

Passo 3. Organize os extras. Arrume seus sapatos fazendo uma linha de modo que possa ver todos os pares, deixe seus preferidos na frente. Você tem espaço para caixas de plástico? Ótimo. Se não tiver, guarde os adereços em sacos de pano e coloque uma foto do lado de fora para saber o que há dentro de cada saco. (Deixe alguns sacos extra para levar sapatos na viagem). Coloque as bolsas nas prateleiras.

Passo 4. Padrões. Agora que o seu guarda-roupa já está em forma, dê literalmente um passo para trás. Quais as tendências que enchem o seu guarda-roupa? Toneladas de roupa preta? Não tem calças suficiente? Um punhado de minis? Faça sua lista de compras baseada no que você ama e no que falta no seu guarda-roupa.

– Penduro ou dobro?

Pendure:

  • vestidos
  • blusas sedosas
  • blazers
  • couro
  • saias
  • calças

Dobre:

  • camisetas
  • malhas leves
  • lantejoulas ou bardados (use papel de seda entre cada peça para evitar que a peça seja danificada)
  • jeans

Dica: Organize os itens do escuro para o colorido para o branco. Claro que você não precisa manter essa ordem todos os dias, mas dessa forma o guarda-roupa fica muito mais funcional – sem dizer que fica lindo.

3 – Compras

Passo 1. Faça um lanchinho e uma maquiagem. Saia às compras do jeito que você gosta de se ver no espelho. Cabelos sujos e face nua vão te distrair. Você precisa sair sentindo-se linda para obter um resultado eficaz. E também, estudos provam que os baixos níveis de açúcar no sangue não deixam os compradores tomarem decisões sábias. Um sorvetinho durante o passeio vai lhe cair muito bem.

Passo 2. Chegue na loja com uma meta para gastar e um propósito em mente. Experimentar todos os tipos de roupas sem se importar com os preços pode ser divertido, mas isso também pode resultar em  duplicidade, compras impulsivas ou compulsivas.

Passo 3. Cuidado com descontos deslumbrantes e prateleiras de vendas sedutoras. Não há nada de errado em  economizar dinheiro. Mas considere: você pagaria isso no valor integral? Se a resposta for um retumbante não, as chances de você nunca usar é maior do que você imagina, mesmo pagando mais barato.

Passo 4. Esteja aberta a uma nova compra. O objetivo é ser consciente, e não ter mente-fechada. Se você ver algo que você ficou louca por isso mas que não está na sua lista, veja os critérios de compra na lista abaixo (Viva sem Remorso). Se o resultado for sim, confie na sua intuição e compre a peça desejada.

Passo 5. Experimente na loja. A melhor forma de se fazer uma compra de successo é experimentando antes de comprar. Assim você vai saber se a roupa está muito grande, muito curta, muito apertada… Só compre se você estiver se sentindo confortável com a roupa.

Passo 6. Experimente novamente em casa. Antes de tirar as etiquetas e guardar, veja se as roupas ficaram tão boas no seu próprio espelho como ficaram no da loja. E tenha certeza de que as calças e sapatos combinam com as roupas que você já tem no guarda-roupa como você imaginava que seria.

VIVA SEM REMORSO

Antes de fazer uma compra, faça as perguntas abaixo para você mesmo:

  1. Você usará essa roupa mais de uma estação? (   ) Sim    (   ) Não
  2. Essa peça vai ter pelo menos três “amigos” no seu guarda-roupa?  (   ) Sim    (   ) Não
  3. Isso é melhor ou diferente de peças similares que você já tem?  (   ) Sim    (   ) Não
  4. A roupa continurá servindo em você mesmo que você ganhe 2 quilos?  (   ) Sim    (   ) Não
  5. Você compraria mais de uma peça como essa?  (   ) Sim    (   ) Não

Se a maioria das suas respostas for sim, vá em frente e faça a compra.

Christine

2 Comments

  1.  

    Oi Chris,
    estou pensando em arrumar meu guarda roupa, ja vou usar umas dicas daqui! Adorei!!
    Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *